Cuide da sua saúde: leia a bula e evite a automedicação. Use medicamentos apenas com orientação de um médico ou farmacêutico.
Apresentações:
Pastilhas 3 mg: embalagens com 12, 16 ou 52 pastilhas nos sabores mel e limão ou menta.
Uso oralUso adulto e pediátrico acima de 6 anos Composição:
Cada pastilha sabor mel e limão contém:
cloridrato de benzidamina.....................................................3 mg
excipientes*...........................................................q.s.p. 1 pastilha
*Excipientes: terebintina, eucaliptol, aroma limão, aroma mel, mentol, timol, , cânfora, corante amarelo de tartrazina, corante verde folha, sacarose, glicose e talco.
Cada pastilha sabor menta contém:
cloridrato de benzidamina.....................................................3 mg
excipientes*...........................................................q.s.p. 1 pastilha
*Excipientes: terebintina, eucaliptol, aroma menta, óleo de cedro, mentol, timol, cânfora, óleo de menta, corante verde folha, sacarose, glicose e talco.
1. Para que este medicamento é indicado?
Angino-Rub® (cloridrato de benzidamina) é destinado ao tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta porque apresenta propriedades anti-inflamatória, analgésica e anestésica.
2. Como este medicamento funciona?
O efeito tripla ação do Angino-Rub® (cloridrato de benzidamina) (atuação como anti-inflamatório, analgésico e anestésico bucal) ocorre porque a benzidamina tem o efeito direto nas células onde existe o processo inflamatório. Ele age onde é necessário nos tecidos inflamados e seus efeitos se manifestam somente nas áreas alteradas, ajudando a curar o local inflamado. A atividade anestésica do cloridrato de benzidamina se inicia nos primeiros 5 minutos após a sua utilização.
3. Quando não devo usar este medicamento?
Angino-Rub® (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado por pacientes que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina ou aos demais componentes da fórmula.
Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. 4. O que devo saber antes de usar este medicamento?
Em caso de insuficiência renal, consulte seu médico antes de utilizar Angino-Rub® (cloridrato de benzidamina).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Atenção: contém sacarose e glicose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com insuficiência de sacarose-isomaltase. Atenção: deve ser usado com cautela por portadores de diabetes. Angino-rub® mel e limão: Atenção: contém 1092 mg de sacarose/pastilha e 894 mg de glicose/pastilha. Atenção: contém os corantes verde folha e amarelo de tartrazina que podem, eventualmente, causar reações alérgicas. Este produto contém amarelo de tartrazina que pode causar reações alérgicas, como a asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalisílico. Angino-rub® menta: Atenção: contém 1094 mg de sacarose/pastilha e 895 mg de glicose/pastilha. Atenção: contém o corante verde folha que pode, eventualmente, causar reações alérgicas. 5. Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da umidade
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características do produto:
Angino-Rub® (cloridrato de benzidamina) – Mel e Limão: Pastilha circular, plana, de cor amarelo limão.
Angino-Rub® (cloridrato de benzidamina) – Menta: Pastilha circular, plana, de cor verde.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. 6. Como devo usar este medicamento?
Dissolver uma pastilha na boca, duas ou mais vezes ao dia até o alívio dos sintomas. Limite máximo diário de 10 pastilhas.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. 7. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Retomar o tratamento até o alívio dos sintomas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
8. Quais os males que este medicamento pode me causar?
Podem ocorrer reações de hipersensibilidade, incluindo urticária, fotossensibilidade, e broncoespasmo muito raramente.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento. 9. O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
Em caso de ingestão acidental de doses elevadas, poderão ocorrer agitação, ansiedade, alucinações e convulsões
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder. Dizeres legais
Registro: 1.0043.0906
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação de um profissional da saúde. Esta bula foi atualizada conforme bula padrão aprovada pela anvisa em 09/05/2023. Produzido por :
Atlante balas e caramelos ltda.
Rua Geraldo Bizuti, 280 - Piracicaba – SP
Registrado por: Eurofarma Laboratórios S.A. Rod. Pres. Castello Branco, 3565 – Itapevi – SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria brasileira